Viajando para Itu





Vamos viajar? Hoje vamos falar de uma cidade vizinha, Itu- SP.
Este é um excelente passeio para um final de semana ou um feriadinho.
Para quem vem de SP, Itu fica um pouco mais de 100km da capital. Para quem vai de busão, na Barra Funda tem vários horários, mas procure os ônibus que vão pela Castelo Branco que é mais curta do que pela Bandeirantes.
Já para quem vem de fora, o aeroporto mais próximo é o Viracopos, em Campinas.


Qual a melhor época para ir?

Toda época é boa, mas na primavera e verão são as melhores épocas. Em março e abril tem eventos durante a semana santa.

O que não pode faltar na minha bagagem?

Com certeza roupas leves e calçados confortáveis para dar conta das caminhadas para conhecer os pontos turísticos da cidade.

O que fazer em Itu?

Com certeza, o centro histórico que o mais procurado. É pequeno e vai da Praça da Independência até a Casa Imperial, na Praça Dom Pedro I. Então, caminhe sem pressa nenhuma pelas suas ruas coloniais.
Nos finais de semana tem trenzinho que dá volta pelo centro e tem duração de 30 minutos com saída a cada 40 minutos da Praça da Independência.
Não se esqueça de conhecer a Praça da Independência, que tem a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Fonte Luminosa com shows noturnos de luzes e m´suca e a Praça dos Exageros com suas estátuas gigantes. A Praça Matriz deve ser conhecida e o contato com a natureza garantido. Já próximo a Itu, visite a fazenda do Chocolate e o Armazém do Limoeiro.
Quem ama a natureza, vai amar o Caminho do Sol.

Armazém do Limoeiro

Localizado no interior de uma fazenda do final do século 19, esse simpático armazém caipira é uma das atrações mais agradáveis da cidade e é capaz de fazer o visitante passar horas sem se dar conta do tempo. Construído em 1901, esse centenário estabelecimento comercial atrai turistas e locais não só pelos produtos regionais que ainda são comercializados, mas pela sua variada programação que inclui venda de artesanato local, comida preparada em fogão a lenha, servida nos finais de semana, e apresentações de música caipira. Os donos dizem que "quarqué" caminho, sai na venda. Mas quem não quiser arriscar, deve tomar a Rodovia Marechal Rondon (sentido Jundiaí) e entrar na saída 86, em direção à Estrada da Concórdia.
Serviço www.casadefazenda.com.br 




Caminho do Sol

Esse não é, exatamente, um passeio como aqueles que o visitante passa a tarde em um único local e volta para casa, no mesmo dia. Conhecido como o Caminho de Compostela brasileiro, esse roteiro é uma longa e profunda caminhada (do corpo e da alma) de 11 dias, pelos 240 km que separam Santana de Parnaíba (o ponto inicial da peregrinação) e Águas de São Pedro. O trajeto, que pode ser feito a pé ou em bicicleta, inclui hospedagens em fazendas históricas e passagens por áreas rurais do interior de São Paulo não imaginadas por quem costuma visitar os centros urbanos da região. Itu e Salto são algumas das cidades incluídas no roteiro da peregrinação.
Serviço www.caminhodosol.org / (11) 2215-1661



Fazenda do Chocolate

Essa é uma das atrações mais procuradas da região de Itu e oferece opções para todas as idades. Localizada nos arredores da cidade, a Fazenda da Serra, conhecida como Fazenda do Chocolate, ocupa uma parte de uma área total de 80 alqueires, a beira de uma estrada que, por si só, já vale a viagem: a Estrada Parque.
A extensa programação costuma preencher o dia do visitante com deliciosas atividades rurais como passeios a cavalos por uma trilha de 4 km por um caminho com vista para a bela Serra do Japi, em Cabreúva; minizoológico com pavões, avestruzes, coelhos, mini pôneis e até um casal de alpacas trazidas do Peru; uma divertida visita à Casa do Caipira, conduzida pelos personagens Amélia e Timóteo; e visitas à senzala e à casa-grande dessa construção colonial de mais de 400 anos que ainda guarda objetos utilizados pelos imigrantes italianos.

Mas como uma boa fazenda típica do interior, o visitante é mesmo surpreendido quando o assunto é a gastronomia e as bebidas produzidas, artesanalmente, no local. É dali que saem as duas toneladas, mensais, do chocolate preparado com cacau gourmet trazido da Bahia e vendido em diferentes formatos, na lojinha.

Na antiga senzala de dois andares, funcionam uma adega com vinhos e licores, no piso inferior, e um restaurante self-service com comida caipira, exclusiva para grupos que façam reservas, previamente. O local conta também com loja de artesanato regional, serviço de guias, lanchonete e sorveteria por quilo.

Serviço
Rodovia Itu-Cabreúva, km 90 (Estrada Parque)
Tel.: (11) 4022- 5492 / 9951-0524
Diariamente, das 8h30 às 18h.
www.fazendadochocolate.com.br


Esta é uma viagem barata, o que você pode gastar e muito é nos presentes, então cuidado.
Bom, dá sim para ir e gastar pouco. Bora?






Tatha Talitha

Vegetarianos, espiritualistas, publicitários e apreciadores da vida. Amamos viajar, explorar lugares diferentes e coisas comuns não fazem nosso tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário